CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Som alto no transporte público

Quem depende do transporte público para se locomover pela cidade está ciente das inúmeras faltas de respeito cometidas contra os usuários. Os transtornos são causados pela prefeitura, pela empresa prestadora de serviços e até por outros usuários.

É sabido pela maioria o descaso que é feito ao ceder assentos preferenciais à idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou alguma lesão corporal grave e mulheres com crianças de colo. Além disso, também pode ser apontado o mal humor e grosseria de cobradores e/ou motoristas, o bloqueio do embarque e desembarque ou de acesso aos corredores e também a enorme insatisfação quanto ao valor tarifa cobrada, principalmente, quando comparada à qualidade do serviço.

Como se não fosse o suficiente, tem se tornado frequente um ato de desrespeito e falta de bom senso por parte de alguns usuários da rede de transporte coletivo ao ouvir música no celular através da configuração "alto falante".

A lei municipal nº6.681/65 que proíbe o uso de aparelhos sonoros sempre foi ignorada por pessoas que ouvem suas músicas fazendo uso dos fones de ouvido, no entanto, o hábito de usar fones de ouvido que limita o áudio a quem interessa ouvi-lo foi deixado de lado e isto incomoda e atrapalha as outras pessoas presentes naquele espaço coletivo, violando o respeito à individualidade. As pessoas sabem que incomodam, mas acham graça em agirem assim. Por vezes, há disputa de qual celular toca a música em volume mais elevado, conforme pode ser visto em matéria da Revista Paradoxo e da Folha de São Paulo.

Esse novo hábito do paulistano tem gerado polêmica e irritação, mas não o suficiente para que se tome alguma atitude a respeito. Cobradores e motoristas não agem e, por vezes, são estes quem estão com seus celulares ligados no último volume. Cabe a nós esperarmos que pessoas que agem assim tenham consciência do desrespeito ao outro e mude suas atitudes e isto parece impossível.

0 comentários: