CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

domingo, 17 de maio de 2009

Visite o Museu da Língua Portuguesa



Na Estação da Luz, de frente para a Pinacoteca, em São Paulo está localizado o Museu da Língua Portuguesa. O primeiro desafio para elaborar o museu foi o de saber como expor algo imaterial, mas eles conseguiram.Um dos pontos culturais de São Paulo mais freqüentados por pessoas de todas as idades, desde estudantes a profissionais, um paulistano não pode deixar de visitá-lo. A entrada é barata, o divertimento é garantido e o interesse pela língua tende a crescer.

A primeira etapa ao entrar no Museu é um vídeo narrado por Fernanda Montenegro e que conta uma breve história da língua e da linguagem. Saindo do auditório, os visitantes ficam em uma sala de poesias. Narradas pelos próprios autores, pessoas conhecidas ou anônimas, as poesias são projetadas nas paredes, tetos e no chão. Você pode sentar e apenas ouvir ou caminhar procurando poesias que lhe agradem.

Após isso, há sempre uma exposição temporária que trata das obras de algum autor. Objetos que representem suas obras, gravações de trechos dos livros, objetos pessoais, manuscritos, livros em formatos gigantes, grandes dicionários, um espaço que te envolve com aquele sujeito que tanto contribuiu para a nossa literatura.

Logo vem o painel eletrônico em que histórias são contadas, sobre a cultura e tudo que influencia a linguagem. Seguido deste, há um outro painel mais formal que conta toda a história da língua, desde o seu surgimento até os dias de hoje. Neste segundo painel, há algumas palavras, suas origens e as mutações sofridas. No meio deste dois painéis há pequenas baias que atendem a uma cultura específica que se mesclou à nossa: americana, francesa, africana, italiana... e, com isso, objetos marcantes desta cultura e palavras do nosso vocabulário originadas destas. Num visor de computador, você pode escolher a palavra, ouvir seu significado e pronuncia, bem como conhecer um pouco mais sobre a história do povo que contribuiu para o enriquecimento da nossa língua.

E, por final, tem uma sala de interatividade com a língua com três mesas onde é possível juntar as sílabas, formando palavras e, assim, conta-se a história daquela palavra. Dica de passeio que não pode ficar fora do roteiro de ninguém que tenha passado por aqui.

Veja mais em meu outro blog Jornalismo Em Curso

0 comentários: