CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Novidades para o transporte público paulistano

Nesta quarta-feira, 13 de maio de 2009, o secretário dos transportes Alexandre de Moraes concedeu entrevista à Rádio CBN direto do Japão, onde está conhecendo o sistema de transporte público e estudando-os quais os mais adequados para que serem implantados na cidade de São Paulo.

Moraes conta que o transporte de maior interesse é o chamado Monotrilho (Monorail) que podem atender cerca de 35 mil pessoas/hora e tem funcionamento semelhante ao Expresso Tiradentes, mas suas vias são todas suspensas e sobre trilhos. Ele explica que o interesse da prefeitura em integrar o Monotrilho em nosso sistema de transporte público é porque seu custo é menor do que os investimentos em metrô e não é necessário desapropriar um número alto de moradores. Além disso, pretende-se atingir os padrões japoneses em que cerca de 80% da população de locomove em Tóquio em transportes sobre os trilhos (trens, metrôs e monotrilho) e somente 20% da população utiliza ônibus. Em São Paulo, a demanda é inversa. O secretário conta que em horário de pico, esses transportes estão sempre lotados, mas o tráfego nas ruas e melhor e o trabalhador japonês opta por usar o transporte público por ser a forma mais ágil de andar pela cidade.

O Monotrilho completaria as vias do Expresso Tiradentes e beneficiaria, em primeiro momento, à Zona Leste da cidade com a previsão de atender a região de São Matheus e Parque São Lucas até 2010 e a Cidade Tiradentes até 2012.

0 comentários: